Orientações aos professores e funcionários

Evite aglomerações

Combine com seus colegas e estabeleça uma rotina de uso dos espaços, para que não ocorra acúmulo de pessoas. Veja mais orientações

Antes de sair de casa

Certifique-se de que sua máscara está em boas condições. A máscara deve cobrir completamente o nariz e a boca e se ajustar confortavelmente às laterais do rosto, sem fendas.

Sempre tenha uma máscara reserva. (Máscaras úmidas, molhadas ou sujas devem ser trocadas e máscaras danificadas devem ser descartadas.)

Sempre leve um frasco de álcool em gel com você.

Caso apresente sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares ou corporais, diarreia, perda de olfato ou paladar, falta de ar ou dificuldade para respirar, congestão nasal ou coriza, náusea ou vômitos, permaneça em casa e notifique imediatamente a escola.

Fora de casa

Use sua máscara durante todo o tempo em que estiver fora, seja em ambiente abertos ou fechados.

Mantenha uma distância segura das outras pessoas sempre que possível (1,5 metro).

Evitar locais com aglomeração.

Tocar o mínimo possível em qualquer superfície (uma alternativa é manter as mãos nos bolsos).

Evite tocar no rosto.

Higienize as mãos com frequência, e sempre que precisar ajustar a máscara.

Se utilizar transporte público/coletivos faça uso contínuo de máscara, preferencialmente PFF2/N95 ou duas máscaras, mantenha o máximo distanciamento possível, evite atividades verbais e higienize as mãos com álcool em gel após a viagem. Se possível, evite utilizar o meio de transporte coletivo em horários de pico.

Chegando na escola

Não cumprimente com beijos, abraços ou apertos de mãos.

Mantenha a rotina de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel com frequência.

Fique atento ao novo limite de pessoas dentro dos elevadores.

Posicione-se em filas e respeite o distanciamento de 1,5m, mas se preferir usar escadas e tocar os corrimãos, não se esqueça de higienizar as mãos.

Não compartilhe objetos pessoais;

Se você utiliza transporte público, troque de roupa ao chegar;

Ao trocar de máscara/roupa, guarde a usada dentro de um saco plástico. No momento da troca manipule a máscara pelas tiras de fixação, evitando tocar na parte frontal a não ser para ajustá-la ao rosto.;

Higienize seus pertences e objetos que for utilizar.

Se estiver interagindo com pessoas que dependem da leitura dos lábios, considere o uso de máscara com painel frontal transparente.

Sinais e sintomas podem surgir durante o período de trabalho ou estudo. No caso de crianças, recomenda-se que educadores e cuidadores sejam orientados para detectar mudanças no estado geral das crianças, especialmente das menores, e encaminhá-las para atendimento e seguimento. No caso de adultos, recomendamos que avisem o superior e sigam as orientações preconizadas na escola.

Nas refeições e cafezinhos

Higienize suas mãos antes de qualquer refeição. Lembre-se de retirar jóias, como anéis, antes de iniciar a limpeza das mãos.

Não compartilhe alimentos e utensílios.

Mantenha o distanciamento seguro.

Combine com seus colegas e estabeleça uma rotina de uso dos espaços, para que não ocorra acúmulo de pessoas.

Leve seu próprio copo/caneca e garrafa de água

Evite reuniões presenciais

Caso tenha a necessidade de realizá-las, limite a quantidade de pessoas, de modo a garantir a distância mínima de 1,5 m.

Se possível, reúna-se em ambientes arejados que permitam ventilação natural constante ou troca total por sistema de ventilação forçada/artificial..

Chegando em casa

Tire os sapatos na entrada.

Retire sua máscara (se for descartável, você deverá desprezá-la; caso seja de pano, lave-a diariamente com água e sabão ou água sanitária diluída antes de usá-la novamente).

Higienize suas mãos com água e sabão

Limpe seus pertences: óculos, chaves, bolsas, carteiras, celulares e crachás, entre outros, com os produtos já mencionados.

Reserve um local na sua residência para deixar roupas, mochilas e itens pessoais usados – evite colocar esses objetos em áreas limpas como sofá, cama e mesa.

Tome um banho e coloque roupas limpas.

Relembrando

Protocolos Atualizados